Domingo, 13 de Junho de 2021 18:46
066997120331
Saúde VACINA CONTRA GRIPE

Até o momento Sorriso imunizou 7.370 pessoas contra a gripe

No perímetro urbano, a vacina está disponível em seis UBSs

24/05/2021 17h40
231
Por: Maikon dallaqua Fonte: ASSESSORIA PREFEITURA
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO

Desde o início da imunização contra a Influenza (gripe) em 14 de abril até o momento, Sorriso imunizou 7.370 pessoas, o que equivale a 28,8% do total geral do público alvo. De acordo com os dados disponibilizados no Portal Localiza SUS, 4.160 crianças; 1.175 idosos acima de 60 anos; 645 trabalhadores da saúde; 617 professores; 682 gestantes; 81 puérperas e 10 trabalhadores da saúde foram imunizados.

Nesse momento, estão sendo vacinadas tanto pessoas que integram o primeiro grupo formado por crianças de seis meses até cinco anos completos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde e integrantes do segundo grupo, formado por idosos e professores tanto da rede pública quanto privada; lembrando que os professores devem comprovar o vínculo empregatício no momento da imunização. Especificamente em relação aos idosos, a responsável pelo Departamento de Imunizações, Kátia Dal Prá, ressalta que quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para ser imunizado contra a Influenza.

E quem integra esses grupos e ainda não procurou uma Unidade Básica de Saúde para receber a vacina, pode procurar as Unidades de Saúde dos bairros São José, São Mateus, Jardim Amazonas, Jardim Primavera e Vila Bela/Industrial; especificamente estas unidades não estão realizando as vacinas de rotina durante o período. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de cadastro, pela manhã das 7 às 11 horas e à tarde das 13 às 17 horas. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, alerta que quem reside no perímetro urbano e necessita atualizar o calendário de vacinação, deve procurar uma das outras unidades com sala de vacina.

Além das cinco unidades da área urbana que estão atendendo exclusivamente com a vacinação contra a gripe, sem a realização das vacinas de rotina; as UBSs do Mário Raiter, Distritos de Boa Esperança e Primavera e Assentamento Jonas Pinheiro, também realizam a imunização. Estas, mantêm o atendimento do calendário de vacinas de rotina normalmente.

A terceira etapa começa em 9 de junho, e atenderá pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

 

Números do público alvo

Conforme o levantamento do próprio MS, o Município conta com 1.463 crianças de 5 anos de idade; 9.218 de seis meses à 5 anos; 1.514 gestantes; 249 puérperas e 1.854 trabalhadores da saúde; público-alvo da primeira etapa. Kátia pontua que é essencial que essas pessoas que integram esse primeiro grupo continuem procurando as Unidades Básicas de Saúde para a imunização. A meta é imunizar 25.548 sorrisenses até o fim de julho, divididos em três grupos elaborados pelo Ministério da Saúde. Até o momento, Sorriso recebeu 10.660 doses da vacina contra a gripe.

Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sorriso - MT
Atualizado às 19h35 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 34°

27° Sensação
7.6 km/h Vento
49.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias