Terça, 03 de Agosto de 2021 02:54
066997120331
Geral COBRA MUTANTE

Sorriso: Cobra-cega MUTANTE é capturada pelos bombeiros no São Domingos

Como é possível visualizar na foto, trata-se de uma cobra de cerca de 1 metro tal qual não possui olhos.

15/07/2021 19h20
26
Por: Maikon dallaqua Fonte: MTNOTICIAS
FOTO: JKNOTICIAS
FOTO: JKNOTICIAS

Na manhã desta quinta-feira (15/07), a equipe do Corpo de Bombeiros realizou a captura de uma cobra MUTANTE no bairro São Domingos.

Como é possível visualizar na foto, trata-se de uma cobra de cerca de 1 metro tal qual não possui olhos.

De acordo com informações, a mesma é de uma mutação da comum cobra cega Cecilia que se alimenta de minhocas, tendo em vista que é maior que as convencionais. 

 

Habitat

Provavelmente, o fato de os olhos serem pequenos e pouco funcionais está associado aos hábitos de vida destes animais. As cecílias são animais fossoriais, mas o que isso significa? Animais fossoriais são os que passam maior parte do seu ciclo de vida, se não todo ele,  abaixo da terra. Sendo assim, em um lugar completamente escuro não há necessidade de olhos funcionais.

Os olhos estão associados mais à função fotorreceptora (interpretação da luz, se é claro ou escuro) do que à formação de imagens. Além dos olhos fotorreceptores, as cecílias possuem pequenos tentáculos entre os olhos e as narinas que funcionam como receptores táteis, auxiliando os animais a interpretar o ambiente à sua volta. O corpo é alongado, cilíndrico e com dobras visíveis na pele, formando anéis.

Alimentação

As cecílias são carnívoras, ou seja, se alimentam de outros animais. Sua dieta é composta basicamente de invertebrados, como cupins, formigas e minhocas.

Reprodução

fecundação de cecílias é interna, é interna e após isso as mães botam ovos e os guardam nas dobras do seu corpo até que eles eclodam. Algumas espécies, como por exemplo a Sinphonops annulatus exibem um comportamento bem peculiar.

Após nascer, os filhotes de Sinphonops annulatus começam a se alimentar da camada mais externa da pele da mãe, um comportamento chamado de dermofagia. Durante o processo de incubação, a cecília fêmea acaba retendo muita gordura, e boa parte dela é alojada na pele do animal. Ao nascerem os filhotes começam a se alimentar desse excesso até que consigam se alimentar por conta própria.

Apesar da aparência, esses interessantes animais são anfíbios inofensivos que cada vez mais sofrem com a falta de habitat e desconhecimento pelos humanos.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sorriso - MT
Atualizado às 03h39 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 35°

22° Sensação
11.2 km/h Vento
46.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias