Domingo, 26 de Setembro de 2021
28°

Pancada de chuva

Sorriso - MT

Política VISITA OFICIAL

Presidente Jair Bolsonaro pode vir a Mato Grosso ainda esta semana

Apesar da previsão de participação do presidente, ainda não há confirmação da agenda oficial do Governo Federal.

16/08/2021 às 18h04
Por: Maikon dallaqua Fonte: CAPITAL NOTÍCIA
Compartilhe:
FOTO: INTERNET
FOTO: INTERNET

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) pode cumprir agenda em Mato Grosso ainda esta semana. Segundo a assessoria de imprensa da Funai, há previsão de que o presidente esteja em Cuiabá nesta quinta-feira (19.08), no encerramento do seminário regional sobre desenvolvimento e a sustentabilidade.

Apesar da previsão de participação do presidente, ainda não há confirmação da agenda oficial do Governo Federal.

Durante o evento, previsto para começar às 10 horas, Bolsonaro também deve fazer a entregas de tratores para várias comunidades indígenas do estado.  A ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Flávia Arruda, e o presidente nacional da Funai, Marcelo Xavier, também vão participar do seminário.

O etnodesenvolvimento e a sustentabilidade serão os temas do seminário regional. A Abertura será nesta terça-feira (17), às 9 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Entre os projetos já consolidados que contam com o apoio da Funai estão a produção de café especial pela etnia Paiter-Suruí (RO), a pesca esportiva no Parque do Xingu (MT), a produção de castanha pela etnia Cinta Larga (RO), o manejo do pirarucu por indígenas Paumari (AM), a produção de camarão pelos Potiguara (PB), o cultivo de erva-mate por comunidades Guarani e Kaingang (PR) e de arroz pelas etnias Xavante e Bakairi (MT).

Um dos principais defensores da autonomia produtiva e econômica dos povos indígenas, o deputado federal José Medeiros (Podemos) destaca a importância do acesso ao crédito financeiro para ampliar a produção em diferentes etnias. Além do crédito, que vem sendo discutido pelo Governo Federal, Medeiros cita o programa de incentivo à produção realizado pela Funai, que investiu nos últimos dois anos cerca de R$ 30 milhões em projetos de etnodesenvolvimento em todo o país.

“Além do financiamento de projetos, a Funai vem entregando tratores para apoio às atividades produtivas em diversas aldeias no país, inclusive em Mato Grosso. Esse maquinário contribui para ampliar a produção e ajuda na segurança alimentar da aldeia. Os povos indígenas precisam de uma linha de crédito para ter liberdade para produzir e gerar renda. O estado não pode ser um atrapalhador como defende as organizações não governamentais (ONGs). A miséria dos indígenas é o principal negócio dos canalhas que faturam alto com essas ONGs”, disse Medeiros durante a abertura do I Seminário Nacional dos Agricultores Indígenas: Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, em Brasília, na última sexta-feira (13). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sorriso - MT Atualizado às 10h06 - Fonte: ClimaTempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 35°

Seg 35°C 23°C
Ter 36°C 22°C
Qua 36°C 23°C
Qui 37°C 24°C
Sex 38°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias