O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, salienta que só nos últimos três dias, o Município aplicou mais de 5 mil doses de imunizantes entre primeiras e segundas doses. “Estamos trabalhando com ações diárias nos Programas de Saúde da Família e também em horário estendido com ações noturnas buscando atender todos os sorrisenses dentro da faixa etária aberta para agendamento”, pontua. Diariamente mais de 40 profissionais atuam diretamente nas imunizações de segunda à sábado.

Marchioro frisa que o “público de 30+ agendou e compareçou. Agradecemos a todos que estão respeitando o agendamento. Na quinta-feira (19), por exemplo, fechamos o dia com 1.550 doses aplicadas; sendo 1.298 primeiras doses e 255 segundas doses”.

E quem tomou a primeira dose no início do mês de junho deve ficar atento que esse é o momento da aplicação da segunda dose, lembrando que o imunizante será aplicado no mesmo local em que a pessoa recebeu a primeira picadinha de esperança e no mesmo turno: vespertino ou matutino. A data da segunda dose é anotada pela equipe no momento da imunização no cartão de vacinas.

Vale lembrar também que no momento da imunização, todos devem apresentar CPF, documento com foto, cartão do SUS e cartão de vacina e estar de máscara. As lactantes precisam apresentar também a certidão de nascimento da criança.

E um último recadinho: gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não foram imunizadas podem agendar a vacinação pelo 3545-8000. Para ser vacinadas, as gestantes devem apresentar a autorização médica.