Quarta, 27 de Outubro de 2021
27°

Pancada de chuva

Sorriso - MT

Geral MALDADE

Sorriso: NIF resgata cachorro, que estava amarrado em árvore, e animal recebe eutanásia em Abrigo de Cães; Prefeitura emite nota

Segundo o membro do NIF, ele acredita que é a proprietária do animal o teria deixado no local para ele morrer.

23/09/2021 às 17h47
Por: Redação MT Urgente Fonte: JKNOTICIAS
Compartilhe:
FOTO: ILUSTRATIVA
FOTO: ILUSTRATIVA

Um colaborador do NIF, procurou a delegacia para relatar que recebeu uma denúncia de um provável maus-tratos de um cachorro, na estrada que da acesso ao pontal do verde. O NIF então realizou diligencias e localizou o animal ainda com vida, bem debilitado, agonizando e amarrado em uma árvore, numa região de descarte de lixo.

Segundo o membro do NIF, ele acredita que é a proprietária do animal o teria deixado no local para ele morrer.

O cachorro foi socorrido pelo NIF e encaminhado aos cuidados de um médico veterinário, que teria constatado, que os sintomas apresentados pelo animal eram compatíveis com uma doença sem cura (Cinomose Canina), e foi praticado eutanásia.

 

Nota de Esclarecimento

 

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), informa que o procedimento adotado no Abrigo de Cães e Gatos do Município levou em conta todo o protocolo necessário e a realização da eutanásia em um animal resgatado em situação crítica pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) foi a forma encontrada para abreviar seu sofrimento diante de uma situação irreversível de cinomose.

 

O animal foi avaliado por uma médica-veterinária, que fez todos os testes clínicos que casavam com o diagnóstico de cinomose em estágio avançando, inclusive com mioclonia, que são contrações musculares involuntárias. Mesmo com o atendimento recebido após o resgate, o animal não apresentava reação e demostrava grande sofrimento.

 

Frente ao quadro irreversível, a profissional então decidiu por oferecer um fim digno e indolor ao sofrimento do animal, aplicando assim a eutanásia. Também como parte do protocolo, o corpo foi devidamente embalado, congelado e recolhido por uma empresa especializada na cremação de animais, prestando serviço em várias clínicas do Estado.

 

A Prefeitura, por meio da Sama, lamenta ter de adotar esta prática e reforça que ela só é utilizada em situações extremas, como forma de abreviar a dor em situações já irreversíveis, e igualmente lamenta a atitude dos donos do animal, que mesmo frente ao sofrimento do bichinho, o amarraram a uma árvore em uma região de descarte de lixo, onde foi encontrado e resgatado por profissionais do NIF.

 

Mais uma vez, a Prefeitura reforça que o Abrigo de Cães e Gatos do Município é um local para acolhida e recuperação de cães e gatos resgatados nas ruas de Sorriso e funciona como uma casa de passagem, permitindo que, depois de recuperados, os animais sejam adotados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sorriso - MT Atualizado às 22h39 - Fonte: ClimaTempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 34°

Qui 35°C 24°C
Sex 36°C 23°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 36°C 25°C
Seg 34°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias