Sábado, 04 de Dezembro de 2021
23°

Pancada de chuva

Sorriso - MT

Brasil PEDIU DEMISSÃO

Coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima pede demissão: 'COP poderia ser melhor aproveitada'

Ele está em Glasgow, na Escócia, onde está ocorrendo a conferência climática.

02/11/2021 às 16h14
Por: Redação Fonte: G1
Compartilhe:
FOTO: INTERNET
FOTO: INTERNET

O coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon, pediu demissão do cargo nesta terça-feira (2), ainda no início das negociações da COP26. Ele foi nomeado para a função ainda em maio de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

 

"O Fórum tem um objetivo na sua criação e eu não consegui cumpri-lo. Se ele não está sendo cumprido, é capaz de existirem pessoas melhores que eu para fazer isso", disse Lucon em entevista, por telefone. Ele está em Glasgow, na Escócia, onde está ocorrendo a conferência climática.

 

Questionado sobre algum impedimento externo que possa ter dificultado o trabalho, o agora ex-coordenador disse que "ninguém o impediu e que tampouco é uma questão de competência".

 

"Não vou dar nenhuma declaração política, estou aqui com o crachá da ONU, eu não estou aqui com o crachá do Brasil. Aqui na COP eu sou politicamente neutro. Não vou fazer nenhuma crítica ao governo, ou a ninguém, não vou fazer. Mas a COP poderia ser melhor aproveitada. Eu tentei, mas eu não consegui", disse.

 

Lucon é integrante do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), organização científico-política criada em 1988 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Organização Meteorológica Mundial. Ele também é assessor para mudanças climáticas da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo e é pesquisador do tema.

 

O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima é um comitê híbrido, ou seja, tem membros da sociedade civil e do governo, tendo à sua frente o presidente do país. Foi criado com o objetivo de fazer deliberações e orientar sobre as políticas do clima no país.

 

Dentre as atribuições do Fórum está a responsabilidade de indicar os membros da sociedade civil que fazem parte do Fundo Nacional Sobre Mudança do Clima. O Fundo foi criado em 2009 para apoiar projetos para reduzir as emissões de gases que causam efeito estufa e para adaptação do país para os efeitos da mudança climática, com falta de água em regiões do semiárido.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sorriso - MT Atualizado às 03h50 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 32°

Dom 30°C 23°C
Seg 29°C 22°C
Ter 30°C 23°C
Qua 31°C 24°C
Qui 31°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias