Sábado, 04 de Dezembro de 2021
22°

Pancada de chuva

Sorriso - MT

Economia PARALIZAÇÃO

Sorriso-Sinop: Mais de 100 empresas de transporte param para cobrar reajuste no preço do frete após aumento do combustível

O principal ‘motor’ desse aumento é a desvalorização do real.

09/11/2021 às 15h38
Por: Maikon dallaqua Fonte: G1/MT
Compartilhe:
FOTO: ILUSTRATIVA
FOTO: ILUSTRATIVA

Donos de empresas de transporte localizadas em Sinop e Sorriso, no norte do estado, anunciaram, nesta terça-feira (9), um movimento de paralisação para reivindicar o ajuste no preço do frete dos produtos. Mais de 110 empresas da região fazem parte do movimento.

O objetivo, segundo os manifestantes, é chamar a atenção das empresas do agronegócio para o aumento de vários custos nesse período de pandemia, como o combustível diesel, que teriam que ser repassados no frete.

De acordo com o movimento, que surgiu de forma espontânea, pelos próprios empresários autônomos, não haverá bloqueio da BR-163 e de nenhuma outra rodovia.

Os empresários do setor afirmaram que nesse período ficará suspenso o carregamento de diversos produtos. A paralisação segue por tempo indeterminado, até que consigam negociar o valor do frete.

Aumento do combustível

O preço médio da gasolina nos postos subiu 2,25% na semana passada, chegando a R$ 6,710 o litro, de acordo com levantamento divulgado nessa segunda-feira (8) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Por conta do reajuste, o preço do litro do diesel subiu 2,45% nos postos brasileiros na semana passada, chegando a uma média de R$ 5,339.

A escalada de preços é reflexo do reajuste no valor da gasolina e do diesel feito pela Petrobras e em vigor desde 26 de outubro.

Inflação do motorista

Com o preço da gasolina, do gás natural (GNV) e do etanol em alta, a inflação para o motorista no Brasil disparou e já chega a 18,46% no acumulado em 12 meses até outubro, segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). É a maior inflação para esse grupo desde 2000.

O principal ‘motor’ desse aumento é a desvalorização do real. Até a última sexta-feira (5), o dólar – moeda à qual o valor do petróleo é atrelado – acumulava alta de 6,40% sobre o real este ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sorriso - MT Atualizado às 04h54 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 32°

Dom 30°C 23°C
Seg 29°C 22°C
Ter 30°C 23°C
Qua 31°C 24°C
Qui 31°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias