Os alunos das Escolas Municipais Vila Bela, Rui Barbosa, Leonel Brizola, Aureliano Pereira da Silva e Caravágio (no distrito de Caravágio), que integraram a edição 2021 do programa receberam os certificados durante solenidade realizada na Escola Municipal Vila Bela.  

No primeiro semestre integraram as ações do Proerd, 15 turmas do 5.º ano e uma do 7.º ano, com um total de 240 alunos. Neste semestre, 303 alunos do 5.º ano participaram, divididos em 12 turmas.

Em encontros semanais conduzidos pelo instrutor Hélio Expedito da Silva (PM), o programa aborda questões como a prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, desenvolvendo nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade; bem como tomar decisões, assumir riscos e lidar com a raiva, sem utilizar a violência e evitar o bullying.

“Dentro do programa buscamos levar as crianças ensinamentos sobre noções de cidadania, técnicas de autocontrole e resistência às pressões que podem incentivar o uso de drogas.Tudo voltado a formação do cidadão e a busca da valorização da vida”, explica Expedito.

O Proerd é promovido por meio da parceria entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM MT) e a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). A cerimônia reuniu além dos formandos, autoridades militares estaduais e municipais, pais, professores e o mascote do Proerd.

“Diante do crescente poder de atração das drogas e da violência, o programa busca junto às nossas crianças, com a metodologia especialmente voltada à elas, combater esses malefícios. Sem dúvida, o Proerd contribui muito com os alunos nesta fase tão importante de formação", frisa a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.